Equipe de cinema: conheça as principais funções em um filme

Começar carreira no cinema não é algo fácil, a gente sempre acha que quem faz o filme é só o diretor e acaba esquecendo que há muitas funções importantes em uma equipe de cinema, como diretor de fotografia, direção de arte, som e produção que fazem o filme ser completo. Conheça um pouco do trabalho de cada função:

Direção

O Diretor é o maestro de um filme, ele tem a responsabilidade e controle de todo o projeto, e deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard, e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.

Em grandes produções o diretor possui 2 assistentes. A função do primeiro é conhecer o roteiro tão bem (ou até melhor) que o diretor, é capaz de dizer qual plano a cena será rodada, quais são os atores, e qual a intenção dramática daquele plano. Isso é uma forma de lembrar o diretor para que ele não se esqueça da linha narrativa do filme, e não se perca com detalhes que podem ser incoerentes. O primeiro assistente ainda confere o tempo de cada plano através de um cronômetro.

A principal função do segundo assistente é o cuidado com a continuidade. Isso significa que ele deve estar atento a cada plano para que o plano seguinte a este no filme, por mais que seja filmado em sequência, tenha as mesmas características de cenário, figurino, objetos de cena, maquiagem e iluminação. Quando a produção é muito grande, pode-se ter até 3 assistentes de direção, o terceiro sendo exclusivamente continuista.

Produção

A equipe de produção no cinema, pode ser caracterizada de três maneiras principais: O Produtor, propriamente, o Produtor Executivo, e o Diretor de Produção.

O Produtor executivo é o administrador da verba, do dinheiro disponível, e que sabe exatamente todos os custos do filme para direcionar melhor a produção durante as filmagens.

O Diretor de Produção é o que gerencia as necessidades práticas de um filme. É ele quem entra em contato com as locadoras de equipamentos, as locações, os atores e a equipe técnica, procurando sempre a melhor opção para o resultado que o diretor espera.

O diretor de produção recolhe de cada diretor (fotografia, arte e o do filme), uma lista com todo o material necessário para cada função preencher as suas necessidades, construir um orçamento e, a partir da aprovação pelo executivo, mobiliza sua equipe para conseguir tudo o que for necessário. É tarefa dele também sentar com o diretor para organizar o cronograma de filmagem e zelar para que ele seja cumprido. O diretor de produção deve conhecer o roteiro sistematicamente, para poder avaliar as condições de ordem de filmagem, e poder substituí-las caso algum inconveniente atrase determinada cena.

Em suma, o produtor é o responsável pela andamento prático do filme.

Fotografia

O Diretor de Fotografia é o responsável pela imagem de um filme. O resultado estético do filme no que diz respeito à imagem captada e projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho. Ele deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, produtor e diretor de arte, afim de que as diretrizes estéticas sejam estabelecidas e ele então possa designar os melhores técnicos, equipamentos e materiais sensíveis (filmes) para que o resultado seja condizente com a proposta do filme.

Arte

A equipe de Arte costuma ser maior que as demais. Isso porque existem muitas funções adjuntas, que trabalham paralelas e que se denominam genericamente a Arte de um filme. Mas, em linhas gerais, elas são compostas principalmente pela cenografia (cenários em estúdio ou preparação de locações), adereços (objetos de cena), pelo figurino (roupas e acessórios que os atores vão utilizar) e pela maquiagem. Existem técnicos especializados em cada uma destas funções, e que numa produção, estão subordinados a uma concepção estética geral que é administrada pelo Diretor de Arte. Ele, a partir das idéias do diretor, irá desenvolver uma estética, cor, que guiará o filme dará as diretrizes para cada cena e proposta de linguagem.

Som

O papel da equipe de som no cinema basicamente é feito de duas maneiras: A primeira é o som direto, captado e gravado em cartões de memória, no exato momento da filmagem. Todos os sons (ruído, música, diálogos) serão captados e estarão em sincronismo perfeito com a imagem. A segunda é o som feito depois da filmagem, na pós-produção, e que é reproduzido num estúdio de som, através da dublagem dos atores e dos ruídos de ambiente recriados.

Edição e montagem

A montagem ou edição de um filme é feita através de colocar os planos filmados de tal maneira que formem uma continuidade de ações que geram sentido de acordo com o roteiro.

É como se um escritor pensasse previamente em todas as palavras que fosse escrever, e só depois de selecioná-las é que as colocaria em ordem para fazer sentido. É uma comparação exagerada, pois um escritor lida com milhares de palavras, e os cineastas lidam com algumas dúzias (ou centenas, no caso de um longa) de planos, um número muito menor de elementos. Mas a importância da montagem fica bastante clara através deste exemplo, pois o filme não está pronto sem este arremate importantíssimo, a organização dos elementos selecionados.

O vídeo abaixo mostra um pouco o que cada função faz, por ser inglês, ele é baseado no cinema americano. Confira:

Who’s Who on a Movie Crew from Vimeo Video School on Vimeo.

Via: mnemocine

Menu