A Jornada do Herói

A Jornada do Herói é muito utilizada em filmes de Hollywood como por exemplo, Star Wars, Harry Potter ou em algum filme da Disney, mesmo que eles sejam de universos completamente diferentes.  

A Jornada do Herói surgiu muito antes do cinema. O diretor George Lucas fez Star Wars usando essa fórmula como roteiro, assim como Christopher Nolan em Batman O Cavaleiro das Trevas e a Disney em Mulan. São histórias distintas, mas que seguem a mesma ideia base.

Apesar da fórmula já ser utilizada há muito tempo, o conceito em si foi criado pelo norteamericano Joseph Campbell, que percebeu o quanto a técnica era utilizada em mitos, lendas e fábulas  para mostrar a transformação de uma pessoa comum em herói, passando pelos obstáculos até o recebimento da recompensa. Em seu livro “O Herói de Mil Faces”, o norteamericano analisa também histórias modernas e roteiros de filmes. 

Para ficar mais fácil, confira um infográfico para te mostrar o passo a passo da Jornada do Herói:

nois-na-fita-jornada-do-heroi

Infográfico de Julia Benatti. Caso queira reproduzi-lo, dê os devidos créditos.

Se você ficou com uma enorme vontade de fazer um curta-metragem baseado na jornada do herói, conheça também como funciona uma equipe de cinema.

Via: 365 filmes 

Menu