Para que serve a claquete?

claquete-1

A claquete, inventada por F. W. Thring, chefe dos Estúdios Efftee em Melbourne, Austrália, é uma pequena placa de madeira e acrílico que à primeira vista contém diversas informações que auxiliam a equipe na produção de um filme, facilitando o trabalho do editor durante a fase de pós produção.

Foi som, foi câmera, vai claquete e ação!

No cinema, as imagens e o som são gravados separadamente, em dispositivos diferentes. Para sincronizar áudio e vídeo é utilizada a claquete. Ao longo do objeto são escritas indicações como o nome do filme e do diretor, a data da gravação, o número da cena e o número do take. Essas informações ajudam na hora da edição, pois identificam as cenas e o editor não precisa perder tempo até descobrir qual cena foi filmada e aonde ela se encaixa.
claquete-2

Uma vez que os dispositivos estão prontos para captar os sons e imagens, o operador da claquete a posiciona em frente à câmera – para que ela apareça – , lê as informações daquela cena em voz alta e em seguida bate a claquete. A partir daí, o editor consegue facilmente sincronizar o material seguindo apenas o som – semelhante ao de “palmas” – registrado.
imagem

Nos primórdios do cinema, uma pessoa segurava somente a placa para as câmeras com as informações da cena, enquanto outro ‘batia’ duas varas juntas na frente da câmera para ter o som de “palmas”. A combinação dos dois em um só objeto fez com que somente uma pessoa fosse necessária para executar a tarefa. Claquetes têm sido essenciais para o processo de produção de filmes desde o surgimento dos filmes sonoros.

claquete-3

Hoje, com o avanço da tecnologia, muitas das grandes produções passaram a utilizar “digislates” ou “smart slates”. O visor das claquetes é em LED, e um timecode é gerado através do gravador de áudio. Os dois são sincronizados e a placa só é mostrada para a câmera antes de uma cena começar a ser filmada, para que os editores encontrem o mesmo ponto no filme e nas trilhas de áudio. Infelizmente, sem o característico som de “palmas”.

 

Se você está produzindo algum filme, não esqueça de usar a claquete! E se você quer saber mais dos processos do cinema, veja também como funciona uma equipe de cinema.

 

Via 365filmes

Menu