Nessa página, reunimos seminários, palestras, eventos, workshops e outras atividades organizadas pela equipe do É Nóis na Fita! Normalmente essas atividades são abertas ao público e contam com grandes profissionais da área falando sobre diferentes aspectos do cinema. Fique de olho para saber mais.

MASTER CLASS • O EFEITO VISUAL NO CINEMA

Cine Olido | 24/11 | 10h30 a 13h

Nesta palestra recheada de exemplos ilustrativos, Marcelo Siqueira (o Sica) apresenta um panorama geral sobre o desenvolvimento dos efeitos visuais ao longo da história do cinema. Desde os primórdios da linguagem, em que tudo se resolvia com truques mecânicos e práticas artesanais, até a evolução das tecnologias digitais, o 3D e, apontando para um futuro muito próximo, o enorme potencial representado pela realidade virtual. Criatividade técnica e artística expandindo as possibilidades da narrativa audiovisual. Aventure-se!

Marcelo Siqueira (Sica)
Começou no audiovisual aos 15 anos. Foi um dos criadores da Teleimage, maior pós produtora de cinema da América Latina. Em 1999, foi pioneiro na utilização da tecnologia HD e de Intermedição Digital com os filmes O Auto da Compadecida meas. Supervisor de efeitos visuais em mais de 80 longas nacionais e estrangeiros, entre eles: Tainá 2Meu nome não é JohnnyCidade dos homensChega de saudade; Entrando numa roubada; e O grande Circo Místico. Em 2010, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelos efeitos visuais do longa Besouro, de João Daniel Tikhomiroff, e foi indicado ao Prêmio Goya (Espanha) pelo longa LOPE, de Andrucha Waddington. Em 2011, concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, com o Filme Eu e Meu Guarda Chuva, de Tony Vanzolini. Codirigiu o musical Palavra Cantada 3D. Em 2017, voltou a vencer o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pela supervisão de efeitos visuais do filme Pequeno Segredo.

WORKSHOP • MAQUIAGEM DE EFEITO

Cine Olido | 24/11 | 14h30 a 18h30

Fotógrafos, diretores de arte, produtores e diretores de cinema têm de conhecer a arte da maquiagem como forma de educar seu olhar para as nuances que permeiam a linguagem e a composição dos personagens. Nesta oficina, Beto França dá dicas sobre a utilização de produtos e cosméticos, apresenta as técnicas e temas mais presentes no set de filmagem – como camuflagem, correção e caracterização – e, junto com os participantes, cria e executa ao vivo uma série de efeitos especiais de maquiagem, tais como lesões, aplicação de próteses e postiços. Venha e saia transformado!


BETO FRANÇA

Formado em Artes Plásticas, com pós-graduação em Teatro, Beto França é maquilador profissional desde 1991. Especializou-se na área com cursos, oficinas e workshops, realizados dentro e fora do país. Atualmente é um dos profissionais brasileiros mais reconhecidos em visagismo, maquiagem de caracterização e efeitos especiais, maquiagem de efeito artístico, pinturas corporais (face & body painting), maquiagem de embelezamento, moda e fotografia, aerografia e HDTV.

Com experiência em criação, coordenação e docência em cursos de qualificação profissional, treinamentos, seminários, palestras e cursos de especialização nos diversos segmentos da maquiagem para Teatro, Cinema, TV e Revistas. Entre os vários prêmios conquistados, destaque para dois Prêmios Avon (com seis indicações), prêmio do qual é atualmente um dos curadores.

INSCRIÇÕES:
https://www.sympla.com.br/master-class-o-o-efeito-visual-no-cinema__407590
https://www.sympla.com.br/workshop-o-maquiagem-de-efeito__407600

Menu