Somos Nóis

Equipe pedagógica

Todos os professores do projeto É NÓIS NA FITA são profissionais atuantes em cinema, TV ou publicidade, com grande experiência no ensino universitário e na realização de oficinas para jovens.
Confira abaixo os responsáveis por cada área e um breve resumo de suas realizações como artistas, técnicos e educadores.

Eliana Fonseca – Coordenação, Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

Michael Ruman – Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

Luciane Toffoli – Produção.

Ana Giannasi – Produção.

Leandro Martins Borges – Fotografia.

Luisa Bairão – Direção de Arte.

Ana Mara Abreu – Direção de Arte.

João Godoy – Som.

Giuliano Ronco – Edição.

Ananda Koja – Monitora.

Clara Zamith – Monitora.

Gabriel Godoy – Monitor.

Gabriel Mendes – Monitor.

Marina Moretti – Monitora.

Pedro Brito - Monitor.

Raíssa Kaspar - Monitora.

Victor Luiz Araújo – Monitor.

ELIANA FONSECA
Formada pela Escola de Comunicações de Artes (ECA/USP) em Cinema e pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP), com pós-graduação (especialização) em pedagogia no ensino superior, atua há mais de 30 anos nas áreas de cinema, teatro e TV .
Em cinema, dirigiu e escreveu 5 curtas, entre eles FRANKSTEIN PUNK e A REVOLTA DOS CARNUDOS, premiados em diversos festivais no país. Dirigiu 3 longas: ILHA RA TIM BUM, ELIANA E O SEGREDO DOS GOLFINHOS e COISA DE MULHER, no qual assina também o roteiro. Como atriz, atuou em dezenas de filmes, de curta e longa metragem, tendo recebido vários prêmios por suas interpretações.
Em teatro, dirigiu e atuou em mais de 20 produções, acumulando destaques de crítica e alguns prêmios de direção.
Em TV, destaca-se seu trabalho de direção, roteiro e atuação em programas infanto-juvenis e de humor, tendo atuado também em 2 novelas e dezenas de séries dramáticas. Entre os destaques, os programa RA TIM BUM e CASTELO RA TIM BUM, na TV Cultura, o humorístico CASSETA & PLANETA, as séries de comédia OS NORMAIS e A GRANDE FAMÍLIA, e a novela DESEJO PROIBIDO, todos na Rede Globo. Atualmente, dirige 2 séries para TV: SEGREDOS MÉDICOS (2ª temporada), exibida pelo Multishow, e MÁXIMO E CONFÚCIO, para a TV Cultura.
Há 6 anos é professora de roteiro, direção e direção de atores no curso de bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário SENAC.
Idealizadora do projeto É NÓIS NA FITA, Eliana é responsável pela coordenação geral do curso e professora de Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

MICHAEL RUMAN
Formado em Cinema e Publicidade pela ECA-USP, exerce as atividades de Diretor, Montador, Roteirista, Produtor e Editor de Som em Cinema e TV. Como Diretor, realizou o seriado 9MM SÃO PAULO (canal Fox); o longa metragem OS XERETAS (lançado nos cinemas em 2001); 5 curtas metragens e o seriado DISNEY CRUJ (SBT). Como montador e editor de som, participou de 10 Longas Metragens e mais de 30 curtas metragens, acumulando mais de 15 prêmios em festivais de cinema do Brasil e exterior, além de prêmios em publicidade como diretor e criador de efeitos especiais eletrônicos.
Foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, curso de Publicidade e Propaganda, nas cadeiras de Produção em Cinema, Rádio e Televisão (1995-98 e 2003-2004), Cinema Publicitário (1997-2000 e 2003-2004) e Produção/Roteiro (curso de RP, 1997-2000 ); Direção Cinematográfica (1998, Curso de Cinema na ECA/USP) ; Produção e Roteiro (2003-2004, ECA/USP). Atualmente, é coordenador de projetos da Moonshot Pictures e leciona direção de atores na Escola de Atores Wolf Maya.
No projeto É NÓIS NA FITA, Michael é professor de Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

LUCIANE TOFFOLI
Graduou-se no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1987. Desde 2006, é professora no curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Especializada em docência no Ensino Superior do Centro Universitário Senac. Como assistente de direção trabalhou nos curtas metragens de ficção IMMINENTE LUNA, produzido pela O2 Filmes, e LEMBRANÇAS DO FUTURO, dirigido por Flavio de Souza. Entre 2002 e 2005, exerceu a função de diretora de publicidade na Produtora Associados, em São Paulo. Desde 2014, é coordenadora de conteúdo em projetos audiovisuais na produtora Cine.
No projeto É NÓIS NA FITA, Luciana é professora de Produção.

ANA GIANNASI
Criadora do Projeto Pedagógico e professora do curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac desde janeiro de 2006. Coordenadora do mesmo curso de 2006 a 2008 e de 2012 a 2013. Tem experiência em docência desde 1998 e na área de Artes, com ênfase em Administração e Produção de Filmes e Audiovisuais. Mestrado defendido na ECA – USP. Como produtora, diretora de produção ou produtora executiva, atuou em longas, médias e curtas metragens. Entre eles: “Hia Sa Sa Hay Ya”, “Mulher Índia”, “Chá Verde e Arroz”, “O Cantor de Samba”, “Amor Materno”, “Um Céu de Estrelas”, “Os Matadores”, “O Velho”, “Os Três Zuretas”, “Eu Não Conhecia Tururu”.
No projeto É NÓIS NA FITA, Ana é professora de Produção.

LEANDRO MARTINS BORGES
Graduou-se no curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 2003. Desde janeiro de 2007 é professor no curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac em São Paulo. Atualmente, faz mestrado na Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo. Como diretor de fotografia trabalhou nos curta metragens de ficção O acaso de Gregório Sean produzido pela Central SP dirigido por Alexandre Leal. Entre 2000 e 2006, exerceu a função de editor de imagens, ass. de elétrica, produção e ass. de foto em diversas produtores de comerciais e vídeos institucionais.
No projeto É NÓIS NA FITA, Leandro é professor de Fotografia.

LUISA BAIRÃO
Formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1987, como Bacharel em Comunicação Visual e Cenografia. Curso de Direccion Artística na Escuela de Cine de Barcelona, ECIB- Espanha. VII Prêmio Produção Brasil 1993/1994. Destaque de Cenografia e Direção de Arte pelo filme publicitário CÃEZINHOS, para a marca Walita. Prêmio de melhor Direção de Arte pelo curta O CANAL, de Carlos Baliu, no 22º Festival Cine Ceará, em 1995. Premio de Direção de Arte pelo curta A PENSÃO DOS CARANGUEIJOS, no Festival de Cinema de Itu em 2009.
No projeto É NÓIS NA FITA, Luisa é professora na disciplina Direção de Arte.

ANA MARA ABREU
Formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e fez cursos de pós graduação no Design Department da Tisch School of Arts da New York University (NYU). Trabalha com direção de arte e cenografia em filmes de longa metragem, filmes publicitários, documentários e cenários para TV. Seus trabalhos em longa metragens incluem CALIFORNIA, de Marina Person (em finalização), OS AMIGOS, A VIA LACTEA e TONICA DOMINANTE, de Lina Chamie, É PROIBIDO FUMAR e DURVAL DISCOS, de Anna Muylaert, OS DOZE TRABALHOS de Ricardo Elias, UM CÉU DE ESTRELAS e ATRAVES DA JANELA, de Tata Amaral, entre outros. Muitos destes seus trabalhos receberam prêmios de Melhor Direção de Arte nos Festivais de Brasilia, de Gramado e de Pernambuco. Recebeu também o Fulbright Grant para cursos de especialização nos Estados Unidos. Já ministrou cursos de direção de arte na Academia Internacional de Cinema, na Escola São Paulo e foi professora palestrante na ECA/USP.

No projeto É NÓIS NA FITA, Ana Mara é professora na disciplina Direção de Arte.

 JOÃO GODOY
João Godoy é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É professor da área de som do Curso Superior do Audiovisual do departamento de Cinema, Radio e Televisão da ECA-USP. Iniciou a carreira de Técnico de Som Direto em 1987. Entre os trabalhos realizados, destaca-se a captação do som direto nos longas-metragens de ficção UM CÉU DE ESTRELAS – 1995, de Tata Amaral; CONTRA TODOS – 2002, de Roberto Moreira; CHEGA DE SAUDADE – 2006, de Lais Bodanski; BRODER – 2008, de Jefferson D; HOJE – 2011, de Tata Amaral; SERRA PELADA – 2012, de Heitor Dhalia; AMOR EM SAMPA – 2013, de Carlos Alberto Riccelli; e nos documentários FÉ – 1998, de Ricardo Dias; e O MILAGRE DE SANTA LUZIA – 2008, de Sergio Roizenblit; entre outros.

No projeto É NÓIS NA FITA, João Godoy é professor de Som.

GIULIANO RONCO
Formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP em 1999. Especializou-se em edição, acumulando trabalhos como freelancer, até ser contratado pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP, onde editou documentários por dois anos. Ao término do contrato teve suas primeiras experiências como editor para televisão. Passou pelos canais Bandsports e Rede Globo, sempre vinculado ao núcleo de esportes. Em 2008, foi contratado pelo Centro Universitário Senac como professor de edição para o Curso Superior do Audiovisual. Desde 2009, faz parte do quadro de professores da Academia Internacional de Cinema, na área de edição. Em 2012 concluiu uma especialização em Docência no Ensino Superior pelo Senac.
No projeto É NÓIS NA FITA, Giuliano é professor de Edição.

ANANDA KOJA (Monitora)
Ananda Koja, 21 anos, aluna do 5º semestre de Bacharelado em Audiovisual no Centro Universitário Senac. Assistente de Produção no Ticolicos, Canal Infantil no Youtube, desde  2013. Realizou direção no curta-metragem universitário ERA UMA VEZ CECILIA e assitência de direção na websérie universitária INTERNERDS.

CLARA ZAMITH (Monitora)
Clara Zamith, 24 anos, é recém-formada pelo curso Bacharelado em Audiovisual, do Centro Universitário Senac. Possui formação técnica em design gráfico pela ETEC Carlos de Campos e seis anos de experiência em agências de publicidade e fotografia. Em 2014, trabalhou como arte-educadora do SESC Belenzinho e, em 2015, foi produtora de campo do Festival do Minuto, exibindo curta-metragens em praças e escolas públicas no Estado de São Paulo.

GABRIEL GODOY (Monitor)
Estagiário na CONTENTO Empresa de Comunicação, São Paulo. Produção e execução de audiovisual da área institucional da empresa. Coordenador de Vídeo e Produtor Artístico da peça BRASILIEN 13 CAIXAS, Sesc Pompeia, 2013. Coordenador de Vídeo e Produtor Artístico da peça DISCURSO DE UN HOMBRE DECENTE, Sesc Vila Mariana, 2013. Coordenador de Vídeo e Produtor Artístico do projeto FIN -LA-LA-LA/ Sesc Pinheiros, 2013. Coordenador de Video e Produtor Artístico da peça UM INIMIGO DO POVO, Sesc Pinheiros, 2013.

GABRIEL MENDES (Monitor)
23 anos, estudante do 7º semestre do curso Bacharelado em Audiovisual, do Centro Universitário Senac. Possui formação técnica em Informática pela FITO e atualmente trabalha como técnico de informática. Realizou captação e edição de som no curta-metragem universitário UM CONTO PARA VITAL (2013) e edição de som no curta-metragem universitário ISSO NÃO É UM GUARDA-CHUVA (2013).

MARINA MORETTI (Monitora)
Recém-formada no curso de Bacharelado de Audiovisual do Centro Universitário Senac. Além da experiência na realização de trabalhos dentro da faculdade, produziu o teaser da peça de teatro “Para desaprender as coisas”, fez 3ª assistência de direção no longa-metragem “Acorda Brasil”, dirigido por Sergio Machado, estagiou na Produtora Medialand e hoje trabalha na produtora Cine. Formada em interpretação pelo Teatro Escola Macunaíma, tem experiência em cursos livres de atuação desde os 11 anos. Trabalhou como atriz em curtas-metragens e peças de teatro.

PEDRO BRITO (Monitor)
Cursa o 3º ano de Audiovisual na ECA-USP. Formado em Administração pela FEA-USP. Desenvolve o projeto de humor na internet “O Que Tem Pra Hoje”, exibido no Netflix e no canal de TV Comedy Central. Foi produtor do longa metragem “13 Andares” (em finalização), da websérie “Os Britos Também Amam” (2015) e dirigiu o curta-mockumentary “Mercadinho” (2014).

RAISSA KASPAR (Monitora)
Cursa o 6º de Audiovisual no Centro Universitário Senac. Fez roteiro e direção no curta-metragem universitário AMARELINHA, 2013. Faz assistência de produção na produtora 1 MAN BAND. Escreve para o blog de crítica Cena, dos estudantes do Centro Universitário Senac. Faz monitoria de roteiro no Centro Universitário Senac. Fez roteiro e direção no curta-metragem universitário AMARELINHA. 

VICTOR LUIZ (Monitor)
21 anos, cursa o último ano do Bacharelado de Audiovisual do Centro Universitário Senac. Assistente de produção no longa metragem Do lado de fora.  Diretor de fotografia da webserie Internerds, e dos curtas metragem universitários Vão Livre (Seleção oficial Tiradentes 2014) e Um conto para Vital (Concorrente a melhor direção de fotografia estudantil pela ABCINE 2014). Trabalha como free lancer nas áreas de fotografia e vídeo.

Equipe de produção

LEONARDO KEHDI
Produtor do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, com 6 edições realizadas em São Paulo, Salvador e Rio. Produtor executivo dos filmes documentários “Constantino” (Otavio Cury, 82 min, 2012) e “Expedicionários” (Otavio Cury, 72 min, 2011), entre outros. De 2000 a 2011, foi diretor geral do espetáculo  “Natal no Palácio Avenida”, realizado em Curitiba e assistido anualmente por cerca de 200 mil pessoas. De 2004 a 2009, foi diretor artístico e produtor da Série Musical do Teatro HSBC, em Curitiba, com shows de Banda Mantiqueira, João Donato, Barbatuques, Roberta Sá, Martnália, Naná Vasconcelos, João Bosco, entre outros.

JEANNE DE CASTRO
Formada em jornalismo pela Fundação Casper Líbero (São Paulo), trabalhou 10 anos com assessoria de imprensa, sempre envolvida em projetos culturais, com foco em música e teatro.
Nos últimos 10 anos, Jeanne de Castro trabalha como produtora cultural, tendo realizado inúmeros projetos de relevância, como: Percorso Ensemble (CD “Ligeti”, selo SESC, e produção de concertos); Izaias e seus Chorões & Quintal Brasileiro (CD “Valsas e Retratos – Radamés Gnattali”, selo SESC, e produção de diversos concertos no estado de SP, projeto contemplado em editais do Proac; OSUSP Convida Roberta Sá, MUNICIPOPS; Edumundo Villani-Côrtes (concerto para os 80 anos do compositor); entre muitos outros.

VERA CARVALHO (Administração)

Comunicação

MANDACARU DESIGN
Mandacaru é um estúdio de design gráfico e projetos culturais baseado em São Paulo. A identidade visual do projeto “É Nóis na Fita” foi desenvolvido pelas designers Manaira Abreu e Brena Ferrari. A Mandacaru também produz exposições, workshops e seminários, entre os quais destacamos: Pierre Mendell Cartazes; Exposição Macanudismo: Quadrinhos; Desenhos e Pinturas de Liniers; Exposição Mulheres de Benicio; Colheres de Bambu; Ciclo Mandacaru de Oficinas de Ilustração e de Caligrafia; TPC10 e X Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Entidades parceiras

CEU QUINTA DO SOL
CEU JAGUARÉ

CEU HELIÓPOLIS
ESCOLA MUNICIPAL DERVILLE ALLEGRETTI
ESCOLA DA CIDADE

Agradecimentos

Ana Palhano
Haroldo Korte
Marcelo Andrade
Marcelo Sollero
Otavio Cury
Roseli Santiago
Tina Ansarah
Gloria Manzon – agradecimento especial.

DÚVIDAS? Fale conosco: contato@enoisnafita.com.br