Como fazer um currículo de ator?

Em qualquer trabalho, o currículo sempre é fundamental para mostrar toda a experiência em determinado assunto e com o trabalho de ator e atriz é a mesma coisa. Quando o assunto são testes ou a apresentação de trabalhos em uma agência ou qualquer outro veículo, é preciso separar os melhores trabalhos e, apresentar não só o currículo, mas também um portfólio, que tanto pode ter fotos, como também artigos de jornais, vídeos, ou seja, todos os diferentes tipos de linguagem para mostrar o seu talento.

Confira umas dicas que podem te ajudar com o seu currículo:

Informações necessárias no currículo

O primeiro passo é não se esquecer dos seus dados, como nome completo, nome artístico, idade, endereço, telefones e e-mail para contatos. Há algumas informações que devem ser acrescentadas, já que em trabalhos de ator e atriz, a procura é por tipos físicos específicos. Então, também coloque a cor dos seus olhos, cabelos, raça. E não se esqueça de elencar todas as suas habilidades, como os cursos que você já fez, talentos especiais, idiomas que domina, com fotos profissionais que mostrem algum trabalho recente ou que tenham sido feitas especialmente para um book. É necessário que estejam com ótima resolução.

Ah, mas eu quero trabalhar com teatro. E agora?

Se o foco do seu trabalho é voltado para o teatro, prepare uma ficha completa das peças que você atuou, com fotos, críticas, e, se possível, um comentário do diretor sobre o seu desempenho para integrar o seu portfólio. Se forem vários os espetáculos já realizados na área, escolha os melhores e, se possível, anexe também críticas positivas e matérias de jornais. Grave tudo em um pen drive ou DVD para que seja enviado juntamente com o currículo.

 

Mas se seu foco for televisão…

Já se o veículo é a televisão, o caminho será o mesmo. O ideal é que separe as cenas mais significativas sejam de novelas, participações especiais ou propagandas, e coloque tudo em um pendrive. Mas, é importante colocar informações como nome do trabalho, do personagem e quando foi realizado. Essa é uma apresentação que não deverá ser muito longa – pense nos milhares de profissionais que todos os dias levam seus currículos para serem examinados por produtores. Se você fizer um trabalho muito longo nenhum produtor ou diretor terá tempo suficiente para ver o material completo e os melhores trabalhos podem ficar de fora desse exame.

Como disponibilizar seus trabalhos online?

Uma boa opção para quem tem vários trabalhos é apresentar um link, que pode constar no próprio currículo, com o trabalho completo. Se houver interesse do diretor em saber mais sobre a sua produção, tudo estará condensado nesse link. Sites que são ótimos para se montar um portfólio são: Wix, Behance, Issus.

DICA: Cuidado com o que vai colocar no currículo

Por mais tentador que seja acrescentar algumas informações para tornar seu currículo mais atraente, o nosso conselho é não mentir. Em hipótese nenhuma. Como essa é uma área em que é preciso mostrar a habilidade no teste, você pode ficar queimado quando for chamado para algo que está como experiência, mas que você não tem. A mesma coisa para cursos que não concluiu. É importante mencionar somente o que foi finalizado.

O currículo artístico, como o próprio nome indica, são para trabalhos nessa área. Então, nada de colocar informações que dizem respeito a outros momentos profissionais de sua vida.

 

Via: Modelo Ator Atriz

Gostou? Compartilhe!

Post anterior
O que faz o Diretor de Arte?
Próximo post
MOSTRA DE ENCERRAMENTO 2017

Posts Relacionados

No results found

Menu