A premiada diretora Tata Amaral conduz uma série de entrevistas com cineastas mulheres brasileiras com foco em seus processos criativos. Com sua sensibilidade, a realizadora de “Hoje” e “Sequestro Relâmpago” nos leva ao universo da realização audiovisual através da metodologia de trabalho de cada uma das diretoras focalizadas.

As entrevistas ocorrerão às terças-feiras, das 20h às 21h, a partir do dia 26/09, através da plataforma ZOOM. Para participar e ter a oportunidade de interagir com essas convidadas se inscreva em nosso formulário disponibilizado semanalmente aqui no site e também no nosso Instagram.

Confira abaixo a programação do Como Elas Fazem, e não perca nenhuma dessas entrevistas!

PROGRAMAÇÃO

Juh Almeida – 28/11, 20h

Nasceu na Bahia, e hoje transita entre São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2010 mescla vida e arte expressando-se através do cinema de forma poética, experimental e documental, explorando o seu olhar, vivência e percepção sobre o mundo e tudo que o compõe. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema pela Universidade Federal da Bahia, especializou em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema. Como diretora, Juh Almeida dirigiu e roteirizou curtas metragens autorais “eu, negra”, “Irun Orí”, “Náufraga” e “axé irmãos”. Dirige videoclipes, projetos de ficção, documentários, fashion, ensaístico e artístico. Atualmente é diretora de cena na Pródigo Filmes, onde atua dirigindo comerciais, e também diretora de novelas na Rede Globo, onde assinou direção em Vai Na Fé. Juh acredita na construção de novos imaginários como ferramenta revolucionária e de mudança social.

EVENTO CONCLUÍDO

Olinda Tupinambá – 22/11, 20h

Indígena do povo Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe, Jornalista, curadora, performance, cineasta e ativista ambiental. Trabalha com audiovisual desde o final de 2015, entre documentários, ficção e performance produziu  e dirigiu 10 obras audiovisuais próprias e independentes. Foi curadora de diversos festivais e mostra de cinema, entre eles o Festival de Cinema Indígena Cine Kurumin (2020) e (2021)  mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2020) e (2021) 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena – FeCCI 2022. Produtora de duas mostras de cinema: Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena (2017) e Amotara – Olhares das Mulheres Indígenas (2021). É Coordenadora do Projeto Kaapora. Coautora do Doc/Especial TV. Falas da Terra. Produção: Estúdios Globo. Comissão Julgadora do Edital nº 02/2022/Spcine – Produção de longas-metragens de baixo orçamento. Estado de São Paulo. Júri do 24 Festival  Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental ( 2023).

EVENTO CONCLUÍDO

Eliana Fonseca – 31/10, 20h

Formada em Cinema pela ECA/USP e como atriz pela EAD/USP, Eliana Fonseca é mestra em Artes da Cena (Celia Helena CAE) e tem especialização em docência no ensino superior (SENAC). Há mais de 40 anos atua. em cinema, teatro e TV nas funções de atriz, diretora e roteirista. Em TV atuou em novelas, dirigiu, atuou e escreveu séries, sitcoms e programas infanto-juvenis como “RATIMBUM” e “CASTELO RATIMBUM”, entre outros. Em cinema, dirigiu e escreveu 5 curtas, entre eles “FRANKSTEIN PUNK” e “A REVOLTA DOS CARNUDOS”, todos premiados em festivais no país e exterior. Está finalizando o sexto longa metragem que dirigiu, “TPM, MEU AMOR!”, com distribuição da Disney. Atualmente é diretora geral da série BUGADOS, exibida pelo Gloob e Globoplay. Há 20 anos é professora de roteiro, direção e direção de atores.

EVENTO CONCLUÍDO

Joyce Prado – 24/10, 20h

Joyce Prado é diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público.

EVENTO CONCLUÍDO

Helena Ignez – 19/10, 20h

Helena Ignez com mais de 60 anos de produção nas artes cênicas e cinematográficas, realizou mais de 40 filmes como atriz e diretora. Homenageada na Ásia e na Europa, no 20º Fribourg Festival, no 17º Festival of Kerala, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e na 45ª Mostra de São Paulo (Prêmio Leon Cakoff). Fez seu primeiro filme como atriz do curta “Pátio” em 1959 e inúmeros filmes do Cinema Novo. Dirigiu sete longas e cinco curtas.

EVENTO CONCLUÍDO

Dainara Toffoli – 03/10, 20h

Dainara Toffoli é uma diretora e roteirista formada em Jornalismo pela PUC – RS, que começou a carreira no clássico curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado. Logo depois, estreou na direção com o premiado curta Um Homem Sério. Dirigiu filmes publicitários por 17 anos e já esteve à frente de documentários, como ‘Dona Helena’ (2006), e obras ficcionais, com destaque para o longa ‘Mar de Dentro’ (2020), estrelado por Mônica Iozzi. “Daina” dirigiu diversas produções imersas na cultura pop, no universo feminino e nas agendas sociais, como a série ‘Antônia’, da TV Globo (2007); ‘Lili, a ex’, GNT (2016); ‘As Five’, Globoplay (2020 e 2023); ‘Manhãs de Setembro’, Prime Video (2021 e 2022) e ‘De volta aos 15’, Netflix (2022 e 2024). Também criou e dirigiu a série de duas temporadas ‘Amigo de Aluguel’ (2018 – 2019).

EVENTO CONCLUÍDO

Caru Alves – 26/09, 20h

A primeira entrevistada será Caru Alves de Souza, diretora, roteirista e produtora de São Paulo, graduou-se em História pela USP, e desde 2008 realiza documentários para televisão, curtas, longas e séries de ficção e documentário. Em 2021 foi selecionada para o Máster de Prácticas Escénicas y Cultura Visual no Museo Reina Sofía e seu mais recente longa-metragem de ficção, MEU NOME É BAGDÁ, ganhou o Crystal Bear de melhor filme na Mostra Generation 14 plus do 71º Festival de Berlim.

EVENTO CONCLUÍDO