CURSO DE HISTÓRIA DO CINEMA

SOBRE O CURSO

O curso tem 7 aulas, com duas horas e meia de duração cada, e aborda os principais fatos e movimentos da história do cinema, desde o marco inaugural, com os irmãos Lumière, até o início deste século, passando pelo desenvolvimento da linguagem clássica e suas diversas rupturas ao longo dos anos.
As aulas acontecem nas terças e quintas, das 19h às 21h30, online e ao vivo pelo Zoom.

O curso é gratuito e limitado a um máximo de 25 participantes. Para ingressar, você precisa ter a partir de 16 anos, demonstrar seus interesse pelo tema, preencher o formulário de inscrição abaixo e aguardar o processo de seleção.

SOBRE A ANA GIANNASI

Conheça a professora Ana Giannasi, uma profissional ao nível do É Nóis.

Graduada e pós-graduada pela ECA-USP, trabalha como produtora executiva e diretora de produção em cinema, publicidade e TV desde 1986. Em 1998, passa a atuar também como docente universitária. Em 2005, criou o projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac (SP), onde foi professora de Produção e História do Cinema por quatorze anos, de 2006 a 2019. É professora titular do É NÓIS NA FITA desde o início do projeto, em 2014.

ESTRUTURA DO CURSO

Veja abaixo a grade de atividades, aula por aula.

• Nasce o cinema – Irmãos Lumière.
• Principais acontecimentos históricos de 1890 a 1930.
• Construção narrativa – cada cultura desenvolve estilos e estéticas próprios.
• França: Max Linder, George Méliès, Luis Buñuel e Salvador Dali.
• Alemanha: Expressionismo, nacionalismo, desenvolvimento técnico.
• URSS: Escola soviética documentarista, teorias da montagem, realismo e revolução socialista.
• Itália: Direção de arte e design, filmes épicos.
• Outras cinematografias: Inglaterra, Suécia, Oriente.

• Nasce Hollywood, seus grandes estúdios e a cultura do Star System.
• Griffith e a produção em série.
• Domínio da cadeia de produção cinematográfica: produção, distribuição e exibição.
• Regras rígidas: Tempo/espaço, câmera/narrador, estrutura narrativa com turning point.
• Apogeu do cinema clássico norte-americano.
• Década de 1960: A produção independente e o fim da era de ouro do cinema norte-americano.

• O projeto Cinecittà.
• Neorrealismo: o surgimento de uma escola e suas principais características.
• Roberto Rossellini e Vittorio de Sica, os inventores de um estilo.
• A influência marxista na nova geração de cineastas, como Pasolini, Antonioni e Bertolucci.
• O Western-Spaghetti e as comédias italianas conquistam o mundo.

• O cinema sonoro da década de 1930.
• Políticas públicas: CNC – Centre National du Cinéma.
• Andre Bazin, Orson Welles e a Cinemateca Francesa: a formação dos críticos e a Nouvelle Vague.
• Quebra das regras impostas pelos estúdios norte-americanos e a idealização do cinema de autor.

• O nascimento e a Belle Epoque.
• Cinédia e Ademar Gonzaga: O cinema sonoro da década de 1930.
• A Atlântida e Severiano Ribeiro.
• Humberto Mauro e o Estado Novo.
• A Vera Cruz.
• O Cinema Novo e o Cinema Marginal ou Udigrudi.
• A Boca do Lixo.

• A Embrafilme.
• O cinema da retomada.
• Ancine, televisões e políticas públicas.
• A produção fora do eixo Rio/SP: Ceará, Minas, Pernambuco e outros polos.
• Novas tecnologias, novas janela: Streaming e outras possibilidades.

• A indústria e a produção independente: o cinema americano incorpora ideias das vanguardas europeias.
• Uma nova geração de cineastas saída das universidades: UCLA, USC, New York University.
• Novo modelo de negócios a partir de reestruturação dos parques exibidores com os multiplex.
• Temáticas pessimistas, ultra-violência e o anúncio da pós-modernidade.

Estamos de volta em 2023!

Turma 1 – 31 de Agosto à 20 de Setembro – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CRONOGRAMA TURMA 1

Aula 1 – 31/08
• Nasce o cinema – Irmãos Lumière.
• Principais acontecimentos históricos de 1890 a 1930.
• Construção narrativa – cada cultura desenvolve estilos e estéticas próprios.
• França: Max Linder, George Méliès, Luis Buñuel e Salvador Dali.
• Alemanha: Expressionismo, nacionalismo, desenvolvimento técnico.
• URSS: Escola soviética documentarista, teorias da montagem, realismo e revolução socialista.
• Itália: Direção de arte e design, filmes épicos.
• Outras cinematografias: Inglaterra, Suécia, Oriente.

Aula 2 – 05/09
• Nasce Hollywood, seus grandes estúdios e a cultura do Star System.
• Griffith e a produção em série.
• Domínio da cadeia de produção cinematográfica: produção, distribuição e exibição.
• Regras rígidas: Tempo/espaço, câmera/narrador, estrutura narrativa com turning point.
• Apogeu do cinema clássico norte-americano.
• Década de 1960: A produção independente e o fim da era de ouro do cinema norte-americano.

Aula 3 – 07/09
• O projeto Cinecittà.
• Neorrealismo: o surgimento de uma escola e suas principais características.
• Roberto Rossellini e Vittorio de Sica, os inventores de um estilo.
• A influência marxista na nova geração de cineastas, como Pasolini, Antonioni e Bertolucci.
• O Western-Spaghetti e as comédias italianas conquistam o mundo.

Aula 4 – 12/09
• O cinema sonoro da década de 1930.
• Políticas públicas: CNC – Centre National du Cinéma.
• Andre Bazin, Orson Welles e a Cinemateca Francesa: a formação dos críticos e a Nouvelle Vague.
• Quebra das regras impostas pelos estúdios norte-americanos e a idealização do cinema de autor.

Aula 5 – 14/09
• O nascimento e a Belle Epoque.
• Cinédia e Ademar Gonzaga: O cinema sonoro da década de 1930.
• A Atlântida e Severiano Ribeiro.
• Humberto Mauro e o Estado Novo.
• A Vera Cruz.
• O Cinema Novo e o Cinema Marginal ou Udigrudi.
• A Boca do Lixo.

Aula 6 – 19/09
• A Embrafilme.
• O cinema da retomada.
• Ancine, televisões e políticas públicas.
• A produção fora do eixo Rio/SP: Ceará, Minas, Pernambuco e outros polos.
• Novas tecnologias, novas janela: Streaming e outras possibilidades.

Aula 7 – 21/09
• A indústria e a produção independente: o cinema americano incorpora ideias das vanguardas europeias.
• Uma nova geração de cineastas saída das universidades: UCLA, USC, New York University.
• Novo modelo de negócios a partir de reestruturação dos parques exibidores com os multiplex.
• Temáticas pessimistas, ultra-violência e o anúncio da pós-modernidade.