1. Início
  2. Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

Professora Eliana no quadro listando possíveis temas para curtas

Idealizado e coordenado pela atriz, diretora e professora Eliana Fonseca, o projeto É NÓIS NA FITA nasceu em 2014, oferecendo cursos de cinema, gratuitos e presenciais, para jovens de 15 a 20 anos, em toda a Grande São Paulo.

Em seus 6 primeiros anos de atividade, até 2019, o projeto realizou 33 cursos, envolvendo cerca de 800 alunos, responsáveis pela produção de 65 curtas-metragens, muitos deles exibidos e premiados em festivais pelo Brasil afora.

Além dos cursos, o projeto promoveu também sessões especiais de cinema, seminários sobre áreas específicas do audiovisual e mostras para exibição de todos os curtas produzidos pelos alunos.

Em 2020, com o início da pandemia, o É NÓIS NA FITA se recolheu, se adaptou e se transformou em É NÓIS EM CASA. Os desafios do ensino à distância foram grandes, tanto para as aulas, no formato online, como para a produção dos curtas, em regime de isolamento. Ainda assim, 6 cursos foram oferecidos, alcançando 110 alunos, não apenas de São Paulo, mas agora de todo o Brasil. E mais: 15 curtas foram criados e produzidos, sem que ninguém, alunos ou professores, deixasse a segurança do lar.

Agora em 2021, o É NÓIS EM CASA volta ainda mais robusto e variado, com cinco linhas de atuação online, promovendo cursos de longa, média e curta duração, além de uma série de encontros com personalidades do audiovisual brasileiro para conhecer, aprofundar e discutir o assunto que mais nos apaixona: a produção cinematográfica.
Dá um Zoom! Este ano, o É NÓIS continua em casa – mas com ideias voando aí!

“O Cinema é uma importante ferramenta de expressão e autoconhecimento e, graças ao acesso a informação que a tecnologia nos traz, hoje os jovens podem ter acesso a um universo cinematográfico nunca antes possível. Sabendo disso, idealizamos um curso que seja capaz de ensinar os principais fundamentos da linguagem de cinema sem complicações, algo acessível para jovens de periferia que podem expressar suas ideias através da grande tela. Queremos dar os instrumentos certos para quem merece”.

Eliana Fonseca

Menu