CURSO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL

CURSO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL

Você ama cinema, tem boas histórias e quer saber mais sobre a construção do roteiro? É agora!
O curso gratuito de ROTEIRO AUDIOVISUAL que a roteirista e professora Melanie Dimantas criou especialmente para o público do É NOIS NA FITA é composto de 8 aulas ministradas ao vivo pelo Zoom. De forma dinâmica, com muita conversa e troca de ideias, o curso vai trazer conteúdo teórico, referências, análises e exercícios para você que quer conhecer e praticar as habilidades essenciais ao trabalho do roteirista.

Melanie Dimantas
Roteirista e professora. Para cinema, escreveu os roteiros dos filmes Não Quero Falar Sobre Isso Agora (Melhor Roteiro no Festival de Gramado); Carlota Joaquina, Princesa do Brazil; Copacabana; Nome Próprio; Olhos Azuis; Maresia; O Escaravelho do Diabo, entre outros. Para TV, escreveu episódios das séries de TV Cidade dos Homens; Filhos do Carnaval e Magnífica 70. Ministra aulas de Argumento e Roteiro na PUC-Rio.

As inscrições foram encerradas.

ROTEIRO AUDIOVISUAL

PARTICIPAÇÃO GRATUITA
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PÚBLICO-ALVO: Jovens de 18 a 25 anos.
VAGAS:
Máximo de 16 alunos.
FORMATO: 8 aulas online, de 2 horas cada, ao vivo, pelo Zoom.
SELEÇÃO: Através do Formulário de Inscrição.
AULAS: 4 a 27 de maio. Terças e quintas, das 19h às 21h.

Obs: Metade das vagas deste curso é exclusiva para ex-alunos dos cursos É NOIS NA FITA (2014 a 2019) e CURSO DE CINEMA ONLINE (2020).

Acompanhe o É NÓIS nas redes sociais e fique a par das novidades!
www.instagram.com/enoisnoinstawww.facebook.com/enoisnafitacurso

CURSO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL

PROFESSORA: Melanie Dimantas

AULA 1 TERÇA | 04/05
– Apresentação da professora, do curso e dos alunos.
– Discussão sobre o filme O Roteirista, de Lucas Paraizo (link enviado previamente).
– Quais são, em essência, as principais habilidades de um bom roteirista?

AULA 2 QUINTA | 06/05
– Os manuais de roteiro: qual sua importância – e como entender sua igual desimportância.
– A Jornada do Escritor (Christopher Vogler) e A Jornada do Herói (Joseph Campbell).
– Discussão sobre os conceitos propostos pelos autores acima, intercalada a observações de -David Mamet sobre a construção do drama, presentes em seu livro Os Três Usos da Faca.

AULA 3 TERÇA | 11/05
– O  tabuleiro e suas peças. Regras existem – e podem ser subvertidas!
– Michel Chion e seu O Roteiro de Cinema.
– O argumento: importância e regras básicas.
– Exercício de argumento.

AULA 4 QUINTA | 13/05
– Análise e comentários sobre o exercício da aula 3 (argumento).
– Personagens, estrutura e gêneros ficcionais.
– Alguns roteiros privilegiam as personagens. Outros, a estrutura dramática. Não há certo ou errado. Há PATHOS ou ETHOS. O que melhor serve a sua história? E o gênero escolhido?

AULAS 5 TERÇA | 18/05
– Diálogos: artificialidade x naturalidade…
– O diálogo é sempre artificial, mas tem que parecer que não.
– Escolhas de narrativas e personagens determinam o tom dos diálogos.
– Exercício de writer’s room, com alunos divididos em grupos.

AULA 6 QUINTA | 20/05
– A apresentação do roteiro.
– Ferramentas dos principais programas de roteiro e como elas nos servem.
– Exercício de roteirização de cenas de um curta.

AULA 7 TERÇA | 25/05
– Discussão aberta sobre os roteiros apresentados.
– O roteirista tem que sobreviver à exposição de sua escrita.

AULA 8 QUINTA | 27/05
– Conclusão. Perguntas serão respondidas.
– Considerações gerais sobre o curso e o aprendizado.

Melanie Dimantas

Roteirista e Professora
Menu